Haras Nanuque

Newsletter

Facebook do Haras Nanuque YouTube do Haras Nanuque


O HARAS

O Plantel Mangalarga Marchador iniciou-se quando Marcelo Wanderley foi buscar alguns exemplares da raça no Berço do Marchador. Para começar seu criatório, adquiriu três matrizes, filhas do Abaíba Marengo, do Sr. Erico Junqueira (Abaíba), e outras dez do Sr. Júlio Avelino (Gironda). Comprou, ainda, o reprodutor Caxambú Íon do amigo Hélio Belo Cavalcanti. No Leste de Minas Gerais, município de Nanuque, onde Marcelo Wanderley, sua esposa Perpétua e as filhas Ana Flávia e Liliana moravam desde 1967, deu-se a formação do haras que, por isso mesmo, veio a ser denominado Haras Nanuque. Em Nanuque, o Haras nasceu e tomou forma, foi palco de grandes conquistas e coadjuvante de encontro e formação de grandes, sinceras e perpétuas amizades...

Assim começou sua história. Hoje, uma seleção de mais de 35 anos resulta em uma grande conquista: animais de estrutura, docilidade, beleza e, acima de tudo, Comodidade.

Garanhões usados pelo criatório Nanuque:

Arteiro da Gironda ( Trevo da Gironda x Sandra do KM 47)
Herdade Alter  (Herdade Cadilac X Herdade Alteroza)
Santana Xavante (Santana Sorriso X Abaíba Coronha)
Sândalo do Granito (Arubé Bela Cruz X Macumba do Granito)
Náutico AJ (Providência Regente X Providência Baliza)
Minueto do Pau D’Alho (Hércules AJ X Abaíba Cigarra)
Caraó do Rio dos Homens (Angaí Níquel X Angaí Luana)
Inglês JB (Beijo JB X Minuta LJ)
Balote AC (Herdade Capricho X Índia do Capitólio)
Século de Nanuque (Inglês JB X Noiva da Esmeralda)

Na Estação de Monta de 2007/2008 - Trabalhamos com o Ramalho da Esperança, garanhão que carrega o sangue dos gdes genearcas da RAÇA (em parceria com o Haras P.G.P, deu tão certo com nossas matrizes, principalmente as filhas do Caraó do Rio dos Homens que o adquirimos 50% e nos tornamos sócios do Haras P.G.P.

Em 2009 Adquirimos 25% do Caiúbi da Esperança (condomíno com os Haras Esperança e Haras Alice) - filho do Quartel J.B x Dama J.B (irmão paterno do Ramalho da Esperança) que também é um grande reprodutor, estamos produzindo matrizes para seguirmos o trabalho com os Traituba Ximango e Sincero do Porto Azul.


Adquirimos o Traituba Ximango em 2005, mas por motivos de acidente, usamos pouco nesta época e só voltamos a usá-lo realmente em 2008/2009, quando ele nos provou ser um excelente reprodutor. Hoje ele trabalha as filhas do Ramalho e Caiubí de maneira muito acertada.

 
No Ano de 2008 tivemos a Sorte de adquirir o Sincero do Porto Azul, garanhão que produz muita marcha, estrutura e animais principalmente de pelagens Pampa e Preto. Trabalha de forma muito acertada as filhas do Inglês J.B e do Século de Nanuque.
Ainda temos material para trabalhar, mas estamos começando a pensar em buscar um novo sangue para darmos seqüência na nossa Seleção.


A paixão por cavalos remonta ao tempo da infância de Marcelo Wanderley, e a escolha por criar o Mangalarga Marchador não tem outra explicação senão a sua comodidade, docilidade e beleza. O gosto que adquiriu do seu pai, o prazer de montar bons animais, o conhecimento que só a lida do dia-a-dia e o tempo trazem, sabedoria de se criar bons cavalos, vêm sendo transmitidos para as filhas e netos.

Como desafios norteiam a trajetória de Marcelo Wanderley e sua família, norteiam também a história do Haras Nanuque/Fazenda Rancho Novo. Hoje, situado em JARDIM - MS, região cercada por belezas naturais, águas cristalinas e animais silvestres; parte do maior pólo turístico do Estado do Mato Grosso do Sul. (Clique aqui e conheça as belezas naturais da região).

O Criatório Nanuque continua com uma postura avançada e sóbria, está sempre atento aos elementos que considera ser de fundamental importância para o cavalo: comodidade, docilidade, beleza e funcionalidade, aliada  à Tecnologia que cosideramos o grande  "divisor de águas" de uma seleção que é a Transferência de Embriões - sem dúvidas esta biotecnologia possibilita um maior ganho na eficiência reprodutiva e no incremento do melhoramento genético e com isso vamos aprimoramos a raça - o Haras direciona cruzamentos, escolhendo as melhores matrizes de "barriga" e os cruzamentos que deram mais certo, repetindo e obtendo uma produção cada vez mais selecionada.


Esta próxima estação 2014/2015  já será o 7o ano a trabalharmos  com TE,  ano passado  o Haras produziu 43 embriões contando  com os trabalhos do Veterinário e futuro mestre em reprodução o Dr Bruno Gomes Nogueira que vem desempenhando um belíssimo trabalho.

Assim, o Plantel NANUQUE continua desenvolvendo um dedicado trabalho de seleção da raça Mangalarga Marchador, num processo constante de aprimoramento, buscando a perfeição...